O que é Ayurveda?

É uma terapia milenar indiana, que remonta anos e anos de estudos e práticas no subcontinente indiano. Tem seu início há uns mais ou menos 5 mil anos.  nosso corpo, a nossa mente e o meio onde a gente vive são permeados por energias a todo instante. O termo "ayurveda" vem do sânscrito e significa “ciência da vida” – é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia.

Os doshas são biotipos corpo-mente. No total, existem 3 doshas, e eles se manifestam a partir da combinação de 2 dos 5 elementos base da Medicina Ayurvédica:

Dosha Vata: éter e ar 

Dosha Pitta: fogo e água

Dosha Kapha: água e terra

Quando levamos uma boa vida, essas energias fluem bem. Agora, problemas emocionais, trauma físico, hábitos ruins e má alimentação tendem a nos levar para o desequilíbrio dessas energias. Conforme mais a gente fica desequilibrado, vêm as doenças – físicas e emocionais.

Todos nós somos regidos por esses 3 doshas, já que todo mundo carrega os 5 elementos. Só que cada um de nós tem uma manifestação diferentes dos doshas. Até porque, o Ayurveda reconhece que cada pessoa é um ser único, com a sua própria configuração. Nos doshas, por exemplo, isso se traduz de modo que se você tem pouco do elemento terra e muito do ar, o seu principal dosha é o Vata, seguido pelo Pitta, com menos manifestações do Kapha.

Essa combinação de doshas é chamada de Prakriti​. Em geral, as pessoas têm dois doshas dominantes. Mas também tem aquelas com um dosha principal e as com um bom equilíbrio entre os três.

Ayurveda e os Doshas?

Share the amazing things customers are saying about your business. Double click, or click Edit Text to make it yours.

Name, Title